quinta-feira, 21 de agosto de 2008

21-01-2008 - Underwater Observatory Marine Parl - Eilat


Depois da aventura em Petra, retornamos para o hotel e ainda fomos passear um pouco mais naquele Shopping. Tínhamos que voltar cedo porque no dia seguinte continuaríamos a viagem em direção ao Egito. Mas antes iríamos fazer uma outra visita ao Observatório Marinho de Eilat que é muito famoso.

Além do Observatório Subaquático eu gostaria mesmo era ter conhecido o "Red Sea Star" que é um Restaurante também subaquático... Mas em excursão o ritmo é outro. Ficará para uma próxima oportunidade. Abaixo algumas fotos deste restaurante.


Nesta segunda feira, já saímos do Americana Hotel de malas prontas porque, iríamos almoçar no próprio Observatório e de lá partiríamos para cruzar a fronteira com o Egito. Estávamos indo em direção ao Sinai..

O Observatório (que para nós é Aquário) está na zona sul de Eilat e no Mar Vermelho bem ali na bifurcação entre Egito e Jordânia. Neste local  encontra-se uma Reserva de Corais, com seus peixes tropicais esplêndidos nadando entre os recifes. O Observatório Subaquático se encontra dentro desta reserva que é uma janela para o Mar Vermelho. Você vai conhecer bem de perto o mundo subaquático.

Você entra no Parque que além deste Observatório tem cerca de 35 aquários tradicionais que são alimentados naturalmente pela água do mar. Ali você vai encontrar uma riqueza de vida marinha. Peixes que só se conhece em documentários ali você estará cara a cara com eles e ainda poderá aprender um pouco mais sobre a vida marinha do Mar Vermelho. Você também vai estar perto dos tubarões e ainda por cima assistir os mergulhadores entrar nos tanques para alimentar tubarões durante as sessões regulares. Enfim vai ver uma variedade de vida marinha tais como arraias, tartarugas, cavalos-marinhos e peixes tropicais coloridos. Você encontrará incríveis criaturas como peixes que se disfarçam de rochas para pegar suas presas e mamíferos que nadam enquanto eles estão dormindo. Tem um infra estutura para passar o dia inteiro e fazer um pic nic com a família. Tem restaurantes, lanchonetes,  caixa eletrônico, lojas de material fotográfico, de lembranças. Um pessoal que atente muito legal pois devem conviver todos os dias com turistas do mundo inteiro.

Este Observatório é famoso pela sua espetacular visão do alto mar, ou seja, é uma espécie de "aquário vivo", onde as exposições estão sempre mudando. Para você admirar a variedade de vida marinha, basta apenas descer cerca de seis metros e encontrará salas com janelas de onde você vê a vida marinha dentro do Mar Vermelho, tem todos os tipos de peixes coloridos assim vegetação diferente. A seguir algumas fotos deste local.


Recepção do Parque

Este é o parque que visitaremos:



Vista Geral do Parque

Vista do Parque através do Observatório

Alguns dos Aquários a céu aberto. Lá atrás está a passarela que leva ao Observatório.


Passarela sobre o Mar Vermelho em direção ao Observatório
Paisagem vista da Passarela

Esta foto exemplifica como são as Salas do Observatório. Observe que tem um mergulhador na janela, ou seja ele está no Mar Vermelho e não dentro de um Super Aquário.

A fauna marinha abaixo foi vista de dentro deste Observatório e no próprio mar.




Observe que estou num cantinho na foto da esquerda e que esta sombra na foto da direita é a estrutura da passarela.  Estamos dentro do mar.

Outro grupo de aquários dentro do Parque

Eu estava lá!!!
Mais uma série de fotos de outros aquários





Bem isso é uma pequeníssima amostra do que se pode ver là.

Conheça mais deste parque no próprio site: http://www.coralworld.com/eilat/eng/

Continuando nosso diário... Depois de lancharmos neste local, fomos para o ônibus e agora seria o último trecho que estaríamos com o nosso guia de Israel: o "Moshê" ou Moisés em potuguês. Ele foi uma pessoal muito legal e incansável com a nossa equipe. As vezes dava dó, pois falava e parecia que as pessoas nem estavam se importando com o conhecimento que ele queria nos passar. As vezes o clima esquentava!!

Bem Taba não estava muito distante e logo chegamos na fronteira, foi uma falha de comunicação, não sabíamos se iríamos continuar com o mesmo ônibus se iríamos mudar. Linguas diferentes: árabe, ingles, hebraico... a confusão estava formaa. Descemos com a bagagem de mão e entramos em solo egípcio. De cara abre-se todas as malas e aind apor cima na frente de todos. Que coisa chata. Bem mais chato foi ter que ficar esperando a decisão de nossa entrada no Egito. Em nosso pacote esta entrada já estava paga, mas na última hora eles disseram que houve aumento e que precisávamos completar e aí a confusão estava formada. Gente chorando, gente discordando, enfim... muitos palpites até que alguém saiu arrecadando o valor faltante. Nesta altura já estávamos com novos guias, guias árabes que falavam o português. O do nosso ônibus tinha sido professor numa Universidade no Rio Grande do Sul, mas a violência do Brasil (assim ele me disse) fez com que ele retornasse a sua terra. Há gosto para tudo!! O Cairo é uma loucura!!! Bem deixa esta história para o Cairo.

Esta são fotos do prédio da fronteira em Taba.

Observe esta foto.:
A direita está o Mar Vermelho. Lá perto dos "coqueiros" você vai ver alguns ônibus. Lá ficam os ônibus e você desce a pé (carregando sua bagagem) e vem em direção a este prédio branco bem aqui na frente do ado esquerdo. Ali onde todo o "fusuê" para entrada.

NOTA: 2 dias após nossa passagem neste local, ficamos sabendo que o nosso grupo foi o último que autorizaram a entrar no Egito. Como é bom ser ignorante e não falar hebraico ou árabe. Nós víamos os nossos guias falando em hebraico e nervosos, mas achávamos que era jeito deles. Depois é que descobrimos que eles estavam super preocupados conosco por causa de uma nova guerra  interna na Faixa de Gaza e a possibilidade de fechar as  fronteiras entre Israel e Egito, e, que de fato aconteceu após nossa entrada. 

Esta foto já é em Taba, solo egípcio



Bem... esta é paisagem que vamos ter até chegar nossa próxima parada., um hotel que está localizado aos pés do Monte Sinai, Morgeland Village.. é deserto e muito deserto.


Bem foi por estas regiões que Moisés e o povo hebreu passou quando saíram do Egito.

Nenhum comentário: