quarta-feira, 20 de agosto de 2008

20-01-2008 - A caminho de Petra

Hoje é o Dia!!!

Muitas emoções nesta viagem. Muitos locais que nem imagina conhecer... agora já conhecido. E agora vem a próxima emoção: Petra. O que será que me espera? Muito excitada e emocionada. Valia tudo para ir para lá.

Ótimo café da manhã! Gostei muito deste hotel, tanto acomodação e alimentação. Aliás alimentação nem tem como reclamar. Todos os dias comi coalhada seca, algo que gosto intensamente. Estava ótimo! Rumo ao ônibus vamos em frente.

Primeira parada: Fronteira com a Jordânia. Ficamos parados ali muito tempo. Não sei o que estávamos esperando. Também não me interessava... Tinha muita gente pra resolver. Pra mim valia tudo. Não ficava brava com nada.


A fronteira está a 4 km de Eilat e a cidade alí é Aqaba, aquela que a gente vê de Eilat do outro lado do Mar Vermelho. Pra variar... já bem ali na fronteira tinha uma "lujinha"... agora a moeda já era outra: "dinar", mas valia tudo!! Novamente neurônios em ação. Nova conversão de moeda. Quando você já está acostumado com o shekel, começa uma nova moeda. O que valia mais trocar dolares ou euro? Eles aceitam tudo... acho que até reais. Ali comprei um chapéu ou touca preta com boné. Estava quente em Eilat e acabei saindo sem uma proteção na cabeça... e o tempo já estava mudando e eu não queria me resfriar para curtir bem a viagem.

Bem nossa jaqueta laranja fazendo sucesso. Queriam-na comprar, mas são bem espertos... não aceitavam a nossa proposta. Bem eu não queria vendê-la, alem do mais ela valia menos lá do que havia pago aqui.

Novos guias, um para cada ônibus. Este novo guia falava italiano mas era da Jordânia. Falava em ingles com o nosso guia que nos traduzia para o português. Era muito engrançado... Devez em quando nosso guia que falava português, mas era de Israel, trocava as traduções.

Enfim, fomos liberados, pagamos a taxa de saída de Israel e o novo guia. Estes valores não estavam inclusos no pacote. Agora tudo liberado vamos recuperar o tempo perdido na fronteira e "deserto pra que te quero". Este e o nosso trajeto:



Agora seguem algumas cenas interessantes e muito diferentes do nosso dia a dia nestes 120 km que distanciam Aqaba de Petra.

UM POUCO DE DUAS CIDADES DESTE TRAJETO:

Wadi Rum

O Deserto de Wadi Rum é uma área protegida que cobre 720 km² de área no sul da Jordânia. Grandes montanhas de arenito e granito emergiram ali, dos vastos vales de areia a até mais de 1.800 metros de altura. Cânions estreitos e fendas profundas nas rochas escondem antigos desenhos de pessoas que viveram ali por milênios. Tribos beduínas ainda vivem entre as montanhas de Wadi Rum e suas grandes tendas são um destaque especial na paisagem.

O deserto é extremamente quente durante o dia, mas a areia não é capaz de reter o calor do Sol por muito tempo, resfriando, assim, drasticamente durante a noite.


Os humanos vivem no Deserto de Wadi Rum por milhares de anos, lutando pela sobrevivência nas duras condições propostas pelo ambiente. Eles foram caçadores, pastores, fazendeiros e comerciantes, já que Wadi Rum está próximo aos limites da Jordânia. Até mesmo os famosos Nabateus ocuparam por um tempo Wadi Rum, deixando para trás várias construções, incluindo um templo.

Os habitantes nativos ganharam notoriedade mais recentemente, quando eles se juntaram às forças revoltosas árabes sobre o comando do rei Faisal e lutaram juntamente com Lawrence da Arábia durante a Revolta Árabe (1916-1918) com o intuito de conseguir independência dos Turcos Otomanos. O próprio Lawrence da Arábia, que ganhou um conceituado filme em 1962, dirigido por David Lean, fez muitas referências ao Wadi Rum em seu livro, “Os Sete Pilares da Sabedoria”. O filme, inclusive, foi filmado naquela região, ganhando o Oscar de Melhor Fotografia. O nome do livro de Lawrence foi usado para nomear a principal formação rochosa de Wadi Rum.

Os turistas que vão até o Deserto de Wadi Rum geralmente vêem pouquíssimos animais, já que a maioria dos animais do deserto possuem hábitos noturnos. De todo modo, se você olhar com atenção, provavelmente encontrará um interessante número de aves, insetos e répteis. As árvores são raras em Wadi Rum e restritas em três gêneros: acácias (Acacia), figueiras (Ficus) e tamarix (Tamarix). As plantas são principalmente representadas por pequenos arbustos bastante dispersos.


O Deserto de Wadi Rum é, atualmente, um dos destinos turísticos mais importantes da Jordânia, especialmente alpinistas e aventureiros, que procuram a prática do trekking. Jebel um Adaami, com 1.840 metros de altura, é a montanha mais alta do deserto. Num dia claro, de seu topo é possível avistar o Mar Vermelho e até regiões pertencentes à Arábia Saudita.



 

 

 
 

Wadi Musa

Wadi Musa qe traduzido do árabe significa "Vale de Moisés" é uma cidade localizada na região sul da Jordânia. É a cidade mais próxima do sítio arqueológico de Petra e possui muitos hotéis e reaturantes pra os turistas que visitam este lugar.

Trata-se de uma pequena localidade jordaniana na qual a maioria dos habitantes vive em função do turismo. O passeio para Petra começa por uma via que sai da vila de Wadi Musa e segue por cerca de dois quilômetros.

Durante o tempo dos nabateus era conhecido como GIA e edomitas primeiro povoado que mais tarde ela foi habitada pelos Nabateus.


 No norte de Wadi Musa fica a área de Beida e em cerca de 15 km ao sul existe a vila de Taybeh. Está localizada também perto das grandes cidades que são Amman, Gaza e Tel - Aviv.

Sendo uma área semi-desértica, o clima de Wadi Musa é árido. É extremamente quente e seco no verão e muito frio no inverno.



UM POUCO DA JORDÂNIA

A Jordânia não se resume somente a Petra e ao Mar Morto. O país possui muitos atrativos. No passado serviu de rota para os peregrinos para a Terra Santa e por isto tem espalhado várias ruínas de castelos crusados, que foram construidos desde Aqaba até a Turquia e usados como bases de proteção aos viajantes.


Há também ruinas mais antigas, do periodo dos romanos, como Jerash, a 1hora e meia de Amman e pode ser feita em um tour de 1 dia. Não há hoteis na cidade. Na cidade de Amman há também ruinas romana do sec 2 DC.

Existe os chamados castelos do deserto, que foram antigas fortificações romanas depois adaptadas pelos sirios como base para descanso. Todos estes lugares tem fácil acesso por Amman:

Para os cristãos, perto do Mar Morto encontra-se Bethany-beyond-the jordan ou Al Maghtas, lugar do batismo, onde se acredita que Jesus foi batizado.

Madaba é onde se encontra o Monte Nebo, onde Moises subiu e vislumbrou a Terra Santa. A cidade é famosa por seus mosaicos. Da cidade é possivel ir a Machaerus, o palacio de Herodes.

De Madaba, no caminho para Petra, há o canyon conhecido como Wadi Mujib. Também no caminho pode se parar em Dana, construida no sec. 15, onde está a reserva Natural.

Depois de Petra, em direção a Aqaba, está Wadi Rum, a cidade porta de entrada do deserto da Jordania, onde se pode encontrar algumas ruinas construidas pelos Nabateus (os mesmos que construiram Petra) e também locais por onde Lawerence da Arabia passou.


Fontes:
http://www.mochileiros.com/jordania-guia-de-informacoes-t34629.html
Folha OnLine
Wikipedia
Fotos - a maioria é da internet, mas tem também minhas.

Nenhum comentário: