terça-feira, 29 de julho de 2008

16-01-2008 - Jerusalém - Tanque de Betesda

Depois que terminamos a visitação no túnel e ainda dentro dos muros da cidade antiga de Jerusalém, fomos conhecer o tanque de Betesda, que é próximo dali (vide mapa), no quarteirão muçulmano e também perto do Portão dos Leões ou de São Estevão. Neste local, Jesus curou um homem que era paralítico por 38 anos.


Observe no mapa e na foto que este local também é próximo ao Monte das Oliveiras. Também bem próximo, está a Igreja de Santa Ana, erigida em homenagem a família de Maria, pois, segundo a tradição, Maria nasceu neste local e seus pais, Ana e Joaquim, moravam nesta região.

Foi construída durante a primeira metade do século 12, e sua arquitetura tem características Romanas, mas a predominante é a dos Cruzados. Seu interior é formado por pilares que terminam em arcos. Uma escadaria leva para baixo onde tem uma Cripta, representando o berço de Maria.





Cripta, no subsolo

Esta Igreja permaneceu de pé, porque Saladino, o conquistador de Jerusalém, ordenou que fosse dada à Shafiite, facção muçulmana. Uma inscrição árabe está inserida logo acima do portão principal.

Como vimos na foto acima, as ruínas do tanque de Betesda (um bairro) estão bem próxima à Igreja de Santa Ana e da Fortaleza Antonia, e neste local, nosso guia nos contou e interpretou a história relatada em Mateus 5:2-9.

Leia o relato da Bíblia:
"Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama "Betezata”. Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. [Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.] Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou:
- Você quer ficar curado?
Ele respondeu:
- Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.
Então Jesus disse:
- Levante-se, pegue a sua
cama e ande! No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado"

O que já ocorreu neste local?


Maquete de como era o Taque de Betesda
O tanque de Betesda está situado na parte norte da cidade também perto da Fortaleza Antonia. Betesda significa "casa de misericórdia". A fonte de abastecimento de água estava perto da nascente. O tanque tinha cinco varandas e, de acordo com a Bíblia havia uma tradição que um anjo movia as águas em certos momentos e curava os doentes.



Estou lá do outro lado do tanque (clique pla ampliar)



Foi aqui na neste local que Jesus curou o homem que era coxo cerca de trinta e oito anos. Recentes descobertas arqueológicas confirmam o que a bíblia conta, que haviam cinco varandas e a quinta dividia o retangulo em dois compartimentos separados. Josephus escreveu sobre o Tanque do Mercado das Ovelhas.



Vestígios arqueológicos de Jerusalém de Herodes são escassos. Os romanos fizeram um trabalho minucioso para destruir tudo. Temos conhecimento de Herodes e os seus edifícios através dos escritos de Josephus, Estrabão, Dio Cassius, Literatura judaica, arqueologia e da Bíblia.

As legiões romanas de Tito destruíram Jerusalém em 70 dC. Eles só pouparam a Fortaleza de Herodes como símbolo da força dos romanos que foram capazes de sobrepor a dele.


Como próximo a este lugar está a Fortaleza Antonia, veremos o que ocorreu com ela:

Na antiga Israel durante o tempo de Jesus Cristo, havia imensos vales circundantes que protegiam Jerusalém, por todos os lados com exceção ao Norte. Na verdade o lado Norte era a única forma de abordagem de um exército para atacar Jerusalém. Esta é uma das razões pelas quais Jerusalem foi considerada invencível. Outra razão é porque o arquiteto rei Herodes, o Grande, construiu a poderosa Fortaleza Antonia , no lado norte da cidade, porque era um lado vulnerável. Foi destinada a ser uma poderosa fortaleza com vista para o Templo de Jerusalém, e até mesmo para toda a cidade.



A Fortaleza Antonia foi construída a noroeste ao lado do Templo (ver foto acima) e em 35aC.

A Fortaleza Antonia recebeu este nome em homenagem ao amigo de Herodes, o romano Marcus Antonius também conhecido como Marco Antonio. Foi realmente Marco Antonio que solicitou ao Senado que fizesse de Herodes, rei da Judéia como uma fronteira oriental do Império Romano. Em algum momento os romanos tomaram conta da Fortaleza e uma guarnição de soldados foi colocada lá.

Tito, Vespasiano atacou a cidade de Jerusalém a partir do lado norte, em 70 dC e superou-o. As legiões de Roma abateram mais de um milhão de judeus e judias, 95000 foram levados como prisioneiros. O Fortaleza Antonia foi destruída em 70 pelo exército de Tito durante o cerco de Jerusalém. Tito capturou primeiro a fortaleza para atacar o complexo do Templo, ele a nivelou para permitir a passagem de materiais para o cerco do templo.

Nenhum comentário: