sábado, 26 de julho de 2008

16-01-2008 - Jerusalém - Dentro dos Muros - Escavações abaixo do Muro das Lamentações

Este dia precisa ficar na minha história. Finalmente adentrei os muros da cidade de Jerusalem, a cidade amuralhada. Levantamos super cedo, o nosso café foi das 5:30 às 6:00 horas porque as 6:30 horas o nosso ônibus partiria, para visitar as escavações sob o muro do segundo templo. Por ser um local super visitado e com pouco espaço para comportar os turistas ao mesmo tempo e acredito que também por motivos de segurança, as visitações são todas com horas marcadas. Quem tem claustrofobia, deve evitar este passeio.

A entrada é a mesma para o Muro das Lamentações, passei tão rápido, por causa do horário que era rígido, para entrar no local que nem percebi que o Muro estava à minha direita.




Começamos nos apresentando na Recepção local

depois fomos para um pequeno anfi-teatro para que o guia nos informasse como seria o nosso passeio pelas escavações e também o que era aquele local.

Você ficará impressionado ao visitar as escavações arqueológicas no lado sul do Monte do Templo. Você descerá por uma escada a vários metros de profundidade e de metro em metro você verá os vestígios de 20 cidades sobrepostas uma sobre a outra. Cada civilização deixou a sua marca através de estilos construtivos e utensílios do dia-a-dia, que você poderá ver no próprio local onde foram descobertos.

Aqui começa a nossa viagem nas escavações, veja algumas fotos e conheça um pouco desta história

Logo no início você encontrará pessoas orando neste local, soube pelo guia que algumas chegam passar anoite inteira orando, e neste dia estava muito frio.

As escavações arqueológicas expõe à mostra as várias camadas enterradas em baixo da Jerusalém de hoje, e cada uma representa civilizações que dominaram a cidade.

Desde a sua fundação pelos jebusitas, cerca de 4.000 anos atrás, 20 civilizações ocuparam o local da cidade de Jerusalém, sendo as ocupações judaicas as mais florescentes. Você verá vestígios das cidades dos jebusitas, assírios, persas, gregos, sírios, romanos, cristãos, muçulmanos, cruzados, turcos e judeus. Cada civilização construiu a sua cidade em cima da cidade da civilização anterior. Jerusalém foi parcialmente destruída durante a história por invasões, incêndios, terremotos ou cercos militares. Após cada evento, a cidade era abandonada e as casas reduziam-se a ruínas. Depois de algum tempo uma nova cidade florescia sobre as ruínas da cidade destruída.
Ao visitar o Muro das Lamentações você poderá entrar num túnel construído recentemente e que o levará às fundações do Muro, onde você verá a construção original de Herodes levantada há mais de dois mil anos. Você também verá o aqueduto que levava água ao Templo na época dos Hasmoneus, sacerdotes que governavam Israel cerca de 200 anos antes da nossa era.





Neste site: http://www.aish.com/seminars/tunneltours/overview.asp, encontramos esta mensagem entitulada O Santo dos Santos

Uma das lições fundamentais que o judaísmo ensina ao mundo é o conceito de santidade - a capacidade de nos reforçar para aumentar nossa consciência física e espiritual para além das nossas limitações normais e nos conectar com uma Realidade Maior.

O tempo pode ser santo, e o local pode ser santo. Yom Kippur, por exemplo, é um ponto santo no tempo, a oportunidade de rever a nossa vida e começar novamente. Shabbat, em especial a sua própria maneira, também é uma ilha especial no tempo, distinto dos dia da semana antes e depois dele.

O Kotel (Muro das Lamentações), por outro lado, incorpora a santidade do lugar. Aqui, por alguma razão, somos capazes de abrir-nos até Deus, de forma especial. De repente, nós encontramos apressando a colocar um pedido no muro, esperando que chegue ao nosso Criador.

Neste lugar nos túneis também são assim, só que nós estamos muito mais próximo do local mais sagrado na terra, um lugar onde todos os portões de oração foram abertos. Em nosso tempo, a passagem para o local tem estado coberta, mas o poder da ligação permanece.

Você pode notar que a pedra no meio do arco está úmida. É quase como se Deus suavemente chora em solidariedade com aqueles que rezarem neste lugar.

A Maior Pedra - um curso de pedras grandes é visível nas paredes do sul e do oeste. No oeste é constituído por quatro pedras, sendo que a maior pesa 570 toneladas e mede 134 metros de comprimento, 30 metros de altura e de 36-48 metros de profundidade. A próxima maior pedra no muro mede 122 metros de comprimento. A maior pedra na Grande Pirâmide pesa 11 toneladas.

Nenhum comentário: