sábado, 26 de julho de 2008

15-01-2008 - Jerusalém - Tumba de Davi e Malcha Mall

Continuando nosso passeio, e este é o último do dia, vamos agora conhecer a Tumba de Davi que está no andar de baixo de onde estávamos, o Cenáculo.

Vista Aérea do local, no 3º arco da direita e de frente, está a entrada da Tumba. No andar superior está a sala da Última Ceia e ainda no 3º andar, com 2 janelas é a Capela do Espírito Santo
Chegamos no pátio com varanda de vários arcos onde vimos vários fiéis rezando. Da entrada, que é dividida em 2 partes, uma é para mulheres e outra para os homens, até local da Tumba, continuamos vendo vários judeus, religiosos que também estavam orando (ou rezando) e lendo ou trechos da Torah ou Livro de Rezas.


Estas fotos são do pátio para a entrada onde está sala da Tumba de Davi
Clique nas fotos para ampliá-las
Vamos conhecer um pouco da história deste local:
Este local pode ter sido uma sinagoga do primeiro século ou no início da igreja cristã (ver sala da Última Ceia). O Túmulo de Davi foi localizado perto daqui no século 11. Os Cruzados construíram uma igreja neste local, no século 12. O "Túmulo de Davi" foi, então, a parte inferior da Igreja de Santa Maria de Sião. Os franciscanos construíram um convento aqui, em 1335, quando retornaram para assumir a administração dos lugares santos. Em 1524, o governante Otomano Sulieman, o Magnífico, tomou o controle do Túmulo de Davi, partindo do princípio de que "não é nem adequado nem justo que este lugar tão nobre permanecesse nas mãos dos infiéis e que os seus pés profanassem os lugares santificados pelos profetas que têm o direito de nossa total veneração." Isso também pode ter sido motivado em parte pela lenda que grandes tesouros haviam sido enterrados com David (Josephus, antiquities 16:179-82).

Sob o domínio muçulmano, todo o complexo de edifícios foi chamado al-Nabi Da'ud (o Profeta David), e esta sala especial foi bloqueada e modificada para uso como uma mesquita. Na guerra de 1948, os judeus tomaram o local dos muçulmanos e até hoje permanece sob o domínio judeu. Marcas de fuligens são visíveis na parede, que são devidos aos incêndios durante o ataque à Igreja pelos persas em 614 ou pelos muçulmanos em 965. A parede também tem sido escurecida pela fumaça de velas de peregrinos acesas por séculos.
Estas fotos são da sala da Tumba.
Observe que o local é didivido por um biombo, o lado esquerdo é o feminino
Clique nas fotos para ampliá-las






Este foi nosso último passeio do dia. Caminhamos muito neste dia! Finalmente cheguei a Jerusalem, estou curiosa para entrar na cidade amuralhada.

Bem... o último passeio histórico do dia, porque na volta para o hotel, alguns que não estavam tão cansados ou se estavam queriam aproveitar até o último, desceram no caminho para conhecer um Shopping Center (de volta ao mundo ocidental). Quando entramos neste Shopping voltamos ao nosso local de origem, nada aqui era antigo. Tudo moderno. Um contraste com o que visitamos durante o dia.

Aqui desci para comprar shampoo (estava cansada de suar os do hotel), uma bolsa dágua para a subida no Sinai e uma luva de frio, também especial para estas ocasiões. Visitei mais algumas lojas e depois de combinarmos um local de encontro voltamos ao hotel de taxi.

Nota: O motorista falava inglês e muito melhor que todos nós.

Seguem algumas fotos deste Shopping.

Nenhum comentário: