sábado, 19 de julho de 2008

15-01-2008 - Jerusalém - Igreja da Tumba de Maria

Depois continuamos o passeio para conhecer mais um local de Jerusalém, ao redor da cidade amuralhada. Fomos conhecer, a Igreja dedicada a virgem Maria, conhecida como Igreja da Tumba de Maria, ela é marcada por um dos locais mais venerados de Jerusalém, localizada no Vale do Sidron, ao pé do Monte das Oliveiras perto do Jardim do Getsêmani.

Pátio de entrada na Igreja (clique na foto para aumentar)

Porque este nome?
Segundo a tradição (igreja católica), Maria subiu ao céu. O túmulo tornou-se o santuário para a assunção ao céu, e sobre ela construíram esta igreja.
Os cristãos construíram primeira casa de oração neste local há mais de 1500 anos atrás uma gruta de pedra onde visitantes ainda podem ver. Os Crusados destruíram-na e apenas uma pequena cúpula se manteve ao longo do túmulo. Desde sua construção original sofreu diversas destruições pelos invasores, mas em 1130 uma nova igreja foi construída, com sua fachada em arcos góticos. A decoração atual, dá uma sensação de mistério e de antiguidade. Ao lado da igreja há uma caverna que acreditam que alguns fatos a descrição de Getsêmani, em Mateus 26:36 e Marcos 14:32, ocorreu ali: "Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar".


De acordo com a Igreja Ortodoxa Oriental, que reconhece que a Virgem Maria viveu nas proximidades de Éfeso (Turquia), em um lugar atualmente conhecido como a Casa da Virgem Maria, que é venerada tanto pelos cristãos como os muçulmanos, ela só ficou lá por alguns anos.
A Igreja Ortodoxa Grega de Jerusalém tem a posse deste santuário, compartilhando-o com a Igreja Apostólica Arménia. O siriacos, os coptas, e os absínioes também têm direitos. Os muçulmanos também têm um lugar especial para suas orações (o Mihrab). O Mihrab foi construído numa parede em direcção de Meca e serve como um local de oração para os muçulmanos. Esta característica ímpar foi instalada pelos muçulmanos nos dias antes da segregação religiosa, quando a comunidade muçulmana de Jerusalém gozava de direitos comuns da cidade. Na tradição islâmica diz-se que durante a sua viagem noturna de Meca a Jerusalém, o Profeta Maomé viu uma luz ao longo do túmulo de Maria.
Começamos descendo uma escadaria que na lateral direita tinha uma pequena capela que era também a tumba da Rainha Melissadra, enterrada aqui em 1161. Melissandra foi rainha de Jerusalem no período de 1131 a 1153 e era esposa do rei Fulk V de Anjou e mãe do rei Baldwin III, o filho mais velho que foi um rei dos Cruzados, tyabém deste lado há uma outra capela dedicadas à Joaquim e Ana, mãe de Maria e do lado esquerdo está a capela de José, marido de Maria.

Esta igreja é escavada na rocha e tem a forma de cruz. Chegando lá embaixo ... novamente uma penumbra... incrível, com tantos candelabros e tudo no escuro, também se acendessem todos, haja conta para pagar e talvez não sobrevivessem ao tempo...



Então o que vimos ai?

Do lado esquerdo, o esquerdo da cruz ou oeste, existe bem na entrada um altar e uma cisterna e lá nos fundos um altar copta.

No lado direito, representando o braço direito da cruz, é o lado maior, com cerca de 18 metros de comprimento está localizada a tumba de Maria, bem no hall de entrada e lá no final deste corredor há um altar grego-ortodoxo

Fila pra entrada da tumba

Finalmente chegamos até a tumba. depois de ficar um pouco na fila, é necessário se abaixar pois a porta é bem pequena assim como o local da tumba, que existe uma porção de papéis com pedidos à Virgem e depois saímos por uma outra portinha também.
Entrada
Interior da tumba (observe que há papés com recados)
Objetos sobre a tumba
Saída da tumba

Nenhum comentário: