domingo, 20 de julho de 2008

15-01-2008 - Jerusalém - Igreja de São Pedro do Gallicantu

Depois do almoço, fomos conhecer mais um local nos arredores da cidde amuralhada, aa Igreja de São Pedro do Galicanto, o nome já diz alguma coisa, isso mesmo, a igreja que lembra o episódio de Pedro e o cantar do galo.
As fotos abaixo, mostram a localização e os arredores desta igreja e um mosaico numaa parede externa, próxima a entrada







Um pouco de história desta Igreja

Os relatos históricos contidos nos evangelhos contam que Jesus, depois de traído por Judas no Jardim das Oliveiras, foi conduzido preso ao palácio do sumo-sacerdote Caifás (veja o mosaico externo da igreja). Ali, Jesus ficou preso até à madrugada.

O apóstolo Pedro havia ficado do lado de fora do palácio e ouviu o "Canto do Galo" - gallicantu - que o mestre havia predito: "Antes que o galo cante, me negarás três vezes" (Mt 26, 34). Por isso, a igreja construída junto ao palácio de Caifás chama-se "Gallicantu".

Poucas estruturas combinam o antigo com o novo e com êxito tal como nesta Igreja, deslumbrante sobre a encosta leste do Monte Sião. Construída em 1931, pelos padres Agostinhos da Assunção, que pertencem a uma ordem francesa estabelecida em 1887, para relembrar a tripla rejeição de Pedro por Jesus e subsequentemente o seu remorso. Tudo nela foi muito bem elaborado para que se torne muito mais do que uma simples casa de culto.
Nas escavações arqueológicas foram encontradas uma série de câmaras (prisão) da época do Segundo Templo, no qual Jesus deve ter ficado detido, a escada pela qual Jesus subiu para ser julgado por Caifás, moedas hebraicas antigas e o alojamento dos serventes. No pátio da igreja, um belo conjunto de estátuas em bronze mostra a cena na qual Pedro diz a uma empregada que não conhece a Jesus; no alto, o galo está cantando. No tempo de Jesus, esse local ficava dentro dos muros de Jerusalém, hoje está fora deles.

Antes da atual igreja, um outro santuário bizantino foi erguido e também dedicado ao arrependimento de Pedro, mas foi destruído pelos muçulmanos. A capela foi reconstruída pelos Cruzados e recebeu este nome Galli-cantu que significa o galo cantou e hoje há um galo dourado em destaque no telhado. Acredita-se que uma coluna ou pilar está faltando no fosso onde Jesus ficou amarrado, e que o mesmo fora removido por ser um objeto sagrado.

Ao entrar, você vai passar por uma porta de ferro forjado, com figuras de motivos bíblicos em alto relevo.

Do lado direito há um mosaico encontrado durante as escavações, provavelmente o chão do antigo santuário bizantino.

O interior da igreja contem mosaicos multi-coloridos retratando figuras Novo Testamento. A maior parte das cores é alegre e animada.

Talvez a característica mais marcante desta igreja é o teto, que tem uma enorme cruz em forma de vitral com uma variedade de cores. Os mosaicos são menos sofisticados dos encontrados em muitas outras igrejas.

Em frente a entrada está uma ilustração vinculada a Jesus quando questionado no palácio de Caiaphas; à direita Jesus e os discípulos são mostrados na Última Ceia.

Nos mosaicos do lado esquerdo Pedro, considerado o primeiro Papa, é retratado numa veste papal antiga. Embora Pedro tenha negado a Jesus, após a Crucificação ele se tornou o principal e maior apóstolo que trabalhou para a Igreja primitiva cristã. No ano 64, Nero, imperador homicida, tocava seu violino enquanto a cidade de Roma queimava diante de seus olhos e ele aproveitou pra por a culpa nos cristãos e Pedro passou a ser perguido e martirizado, e, segundo a tradição, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo pois não queria ser crucificado da mesma maneira que o Mestre.

Os visitantes podem observar um buraco no centro do santuário para ver as grutas que podem ter sido parte do Santuário Bizantino, e nas paredes tem cruzes gravadas que devem ter sido feitas no século V pelos cristãos. Em um nível mais baixo ainda há um acesso fácil para uma sucessão de grutas a partir do período do Segundo Templo,

e, finalmente, sair em uma escadaria de pedra, provavelmente da mesma época. Muitos cristãos acreditam que Jesus seguiu esse caminho, na quinta à noite.





Abaixo duas fotos com a visão de Jerusalém a partir da igreja.





Fonte: http://www.christusrex.org/www2/baram/B-gallicantu.html

Nenhum comentário: