segunda-feira, 11 de agosto de 2008

17-01-08 - Monte Herzl

O memorial no topo da colina e cemitério militar Monte Herzl é um dos mais importantes lugares em Jerusalém, representando a luta contínua de Israel existir em quase insustentável circunstâncias. E com o seu memorial o túmulo do visionário Theodor Herzl, o Monte Herzl é também um santuário para o sonho sionista de um Estado judeu na terra santa. A atmosfera do lugar é silenciada, absorvendo décadas de idealismo, dor e da resolução de suportar.
Entrada no Monte Herzl




Soldados da "Israel Defense Forces" que morreram no campo de batalha estão enterrados no Monte Herzl. Uma vez que cada isaelense é inscrito no serviço militar na idade de 18, o cemitério é emocionalmente carregado não apenas como um lugar onde homens militares pereceram, mas também um lugar onde sonhos pereceram. A maioria das sepulturas no Monte Herzl são dedicadas a soldados que foram mortos entre as idades de 19 e 21.




Homenagem aos pára-quedistas que morreram pelo idealismo

Monte Herzl é também o cemitério de proeminentes figuras da turbulenta história de Israel, incluindo os primeiros-ministros Golda Meir, o líder liberal Vladimir Ze'ev Jabotinsky e Yitzhak Rabin. Outros proeminentes líderes e presidentes israelenses estão enterrados nas encostas do morro.


Túmulo de Golda Meir
Túmulo de Yitzhak Rabin e sua esposa Leah

O mais proeminentes de todos, porém, é o túmulo de Theodor Herzl, que é maior do que os demais. Herzl, a primeira pessoa a vislumbrar o Estado judeu, simboliza o maior ideal de Israel como uma pátria para o povo judeu.

Em um de seus escritos, Herzl havia pedido para ser enterrado num caixão de metal, ao lado do pai, "até que um dia o povo judeu leve meus restos mortais para a Palestina". Foi com sentimentos mistos de júbilo e de tristeza que, em 1949, seu pedido pôde ser concretizado. Ele repousa no alto do monte Herzl, de onde se descortina uma das mais belas vistas de Jerusalém. Contudo, seu corpo não foi levado para a Palestina, mas para o recém-estabelecido Estado de Israel, a nação independente e soberana, germinada e impulsionada por sua ação e visão.

Túmulo de Theodor Herzl
Menorah sobre a Estrela de Davi

Nenhum comentário: