segunda-feira, 11 de agosto de 2008

16-01-08 - A Tumba do Jardim

Já quase no final do dia, fomos conhecer o Jardim da Tumba. Neste local os organizadores de nossa viagem preparam uma Santa Ceia, apenas com o suco de uva (ou de maçã?). Foi bom pois alem de visitar um local emocionante, tambem pude sentar um pouco, descansar e meditar e lógico sentir saudade do lar e uma vontade tremenda de estar junto com os queridos de casa.

Nestes bancos fizemos nossa Santa Ceia
Mas vamos conhecer um pouco do local (obviamente pesquisado pela internet - santo google)

Na atual Jerusalém existem dois locais declarados como a tumba de Jesus:


1 - A Igreja do Santo Sepulcro
Durante certo tempo, foi questionado se o túmulo de Cristo realmente estava dentro da Igreja do Santo Sepulcro. Na época do Templo, as autoridades judaicas não permitiam a realização de sepultamentos dentro das muralhas da Cidade-Santa e, hoje em dia, se constata que a Igreja está situada dentro das muralhas da Cidade Velha de Jerusalém. Ocorre que séculos após a morte de Jesus, o traçado da Muralha de Jerusalém foi estendido para que envolvesse também a sagrada Igreja do Santo Sepulcro.


Recentes pesquisas e escavações de arqueólogos israelenses, com-provaram que o local onde a Igreja estava situada, na época de Cristo se situava fora das Muralhas da Cidade-Santa, próxima a um portão, tornando-se um lugar adequado para sepultamentos. Este fato foi paralelamente com-firmado pela descoberta de muitos outros túmulos da época de Jesus naquela área.


Este mapa indica que a Igreja do Santo Sepulcro estava situada fora das Muralhas de Jerusalem

2 - A Tumba do Jardim.



Muitos crêem que “O Jardim da Tumba” em Jerusalém, é o jardim e sepulcro de José de Arimatea, e, consequentemente, o possível local da ressurreição de Jesus. O local hoje é de propriedade e administração de uma organização inglesa denominada “O Jardim da Tumba”, Associação fundada no Reino Unido. “O Jardim da Tumba” é um lugar muito calmo, tranqüilo, muito florido, bem sugestivo para a adoração e reflexão. Há lugares para sentar, água para beber, instalações de banheiro, e, inclusive, rampa de acesso para cadeira de rodas... E há também um belíssimo bazar administrado pelos irmãos ingleses, que atendem muito bem! No bazar você encontra as mais lindas lembranças, incluindo CDs, DVDs, etc., por preços bem atrativos em relação as outras lojas similiares localizadas em Jerusalém. “O Jardim da Tumba” fica do lado de fora da cidade velha, próximo ao Portão de Damasco. Cruze a rua principal e siga para cima pela Estrada de Nablus, em direção à Conrad Schick Street. A “O Jardim da Tumba” fica situado na Conrad Schick Street, uma rua estreita, cerca de 400 metros para cima na Estrada de Nablus, lado direito de quem sobe. A organização oferece aos turistas folhetos, e até guia grátis, em muitos idiomas, mas precisa ser agendado previamente. Por ser um lugar reservado para a adoração e reflexão, não é permitido fazer lanches, fumar e nem mesmo o uso de telefones celulares na área interna junto ao Túmulo. Não é cobrada nenhuma taxa de entrada. O local é aberto para visitações e serviços de adoração semanalmente, de segunda-feira a sábado das 14:00 às 17:30h. Este é o local aceito pelos cristãos como sendo o local descrito na Bíblia do sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. É impossível não se emocionar quando se entra no interior do túmulo de Cristo e se depara com uma plaquinha onde se lê: “Ele não está aqui, Ele ressuscitou”! Porem a Tumba do Jardim foi identificada como a tumba de Jesus apenas no final do século XIX e carece de credibilidade histórica.


Jerusalém durante o período Hasmonean, 164-63 aC. A linha pontilhada representa a atual Jerusalem.
Jerusalém durante meados da década de Herodian período de 20 aC. A linha pontilhada representa a atual Jerusalem.

Como podem ver, há um desentendimento quanto ao real local, mas se tiver paciência, este site http://www.meridianmagazine.com/articles/030909golgotha.html indica claramente porque o Jardim da Tumba é o mais provável local. Neste site explica porque não pode ser a Basílica do Santo Sepulcro.


Abaixo algumas fotos do local
Entrada da Tumba


Entrada da Tumba
Entrada da Tumba
Esta placa está na porta de entrada da tumba e diz: 'ELE NÃO ESTÁ AQUI PORQUE SUBIU"
Ao entrar na tumba é esta a visão - o local é muito pequeno e somente boas máquinas conseguem pegar bons ângulos
Esta pedra estava fechando a entrada da tumba. Está para demonstração no lado oposto
Esta é uma rocha que parece muito com uma caveira como descrito na Bíblia
Como minha máquina não pegava toda a paisagem, fiz esta montagem.
Fontes:

Shekinah Produções


Um comentário:

Sirleide disse...

Parabéns, Marilene, pela pesquisa, comentários, fotos etc. referente à viagem dos seus sonhos...


s_1204@hotmail.com