domingo, 3 de agosto de 2008

16-01-08 - Via Dolorosa

Via Dolorosa é o caminho percorrido por Jesus desde o seu julgamento até a sua crucificação e morte. Esta via percorre as ruas da Cidade Velha e tem nove "estações de parada" ao ar livre e cinco dentro da Igreja do Santo Sepulcro, que é tradicionalmente reconhecido pelas religiões cristãs como o local da morte, enterro e ressurreição de Jesus. A melhor maneira de conhecer a Via Dolorosa é, vindo do seu hotel, entrar na Cidade Velha de Jerusalém pela Porta dos Leões. Segundo a tradição cristã, este foi o caminho seguido por Jesus carregando a cruz ao sair do julgamento. As catorze "estações", bem demarcadas por placas colocadas pelo Ministério do Turismo de Israel, indicam locais onde ocorreram incidentes com Jesus. Visitando a Via Dolorosa em Jerusalém, você poderá meditar ou orar nos locais onde Jesus foi julgado (primeira estação); o Capela da Flagelação, onde ele recebeu a cruz; e assim por diante, até a décima segunda estação, já dentro da Igreja do Santo Sepulcro, onde ele morreu; e a décima quarta estação, onde, segundo a tradição cristã, ele foi enterrado.

Abaixo mapa indica o percurso da Via Dolorosa


Vamos então conhecer cada Estação:

Primeira Estação - Jesus é Condenado à Morte

"Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa.(João 18:28)”
"Estava definitivamente concretizado o mais absurdo e abominável processo de julgamento que se tem notícia, jamais igualado em sordidez, em torpeza e na vergonhosa baixeza de seus critérios, envolvendo testemunhas preparadas, com acusações falsas que conduziu à decisão condenatória." ASC

Pátio do Colégio Ornariye
Este local fica lotado quando os franciscanos promovem a Procissão da Via Dolorosa na Sexta-Feir Santa. Daqui dá para se ter uma visão do Templo do Monte.
=============================
Segunda Estação - Jesus Carrega Sua Cruz
=============================
“Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo." (João 19:1) Ouvindo Pilatos estas palavras, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento (Lithostratos), no hebraico Gabatá." (João 19:13) e "Então, Pilatos o entregou para ser crucificado." (João 19:16)
"A Cruz é um antigo instrumento bárbaro de suplício, usado por vários povos para executar os condenados à morte. JESUS recebeu a sua Cruz, um grosso e pesado madeiro que apoiou em seu ombro."ASC

Caminho entre a 1ª e 2ª Estação e Entrada da Capela da Flagelação e Ingreja da Condenação e Imposição da Cruz

Capela da Flagelação e Capela da Condenação e Imposição da Cruz

Lithostratos - calçada onde Jesus foi flagelado antes da sua crucificação

Duas capelas, a Igreja da Flagelação e da Igreja da Condenação situadas em ambos os lados de um lindo pátio, representam a 2ª Estação da Via dolorosa. À direita está a Capela da Fagelação, restaurada pela Barluzzi, entre 1927-29. Perto está a Capela da Condenação e Imposição da Cruz, parte de cujo solo é o Lithostratos (pavimento Roman) que se estende para o Convento das Irmãs de Sião. O mosteiro é o local do "Studium Biblicum Franciscanum" e tem um pequeno museu arqueológico que contem uma coleção de objetos recuperados de Santuários de cristãos na Palestina. Neste local encontram-se soldados judeus bem armados "guardando" a saída do túnel arqueológico de Jerusalém.
=============================
Terceira Estação - Jesus Cai Sobre a Cruz Pela Primeira Vez
=============================
"porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma" (Lamentações 1:16)
"Numa ladeira com degraus de pedra, ELE cai pela primeira vez, batendo com o joelho esquerdo forte contra o piso rústico, esfolando-o por causa do peso da Cruz. Os soldados que O escoltava, severos e cruéis, com os chicotes forçaram-no a levantar-se e continuar a caminhada." ASC

Arco Ecco Homo
Caminhando entre a segunda e a terceira estação a oeste de entrada para o Lithostratos está o Arco Ecce Homo, onde Pilatos identificou Jesus a multidão dizendo "Ecco Homo" ( "Eis o homem" João 19:5). O arco é parte de um portão datado de tempo do imperador Adriano, e foi dado o seu atual nome no 16 º século. Este é um dos mais conhecidos ligares de Jerusalém, não por seu interesse arqueológico, mas pelo papel tradicionalmente atribuído a ela na história da Paixão de Cristo.

Capela Polonesa da 3ª Estação

Na esquina está Rodovia El-Wad, proveniente do Portão de Damasco, estende-se a Capela Polonesa, construída na segunda metade do século 19 e reconstruída em 1947 e 1948 graças à generosidade de soldados poloneses. Na entrada, no alto da porta, Thaddeus Zielinsky mostra Jesus caindo sobre a cruz. Esta capela pertence ao Patriarcado Católico Armênio.
=============================
Quarta Estação - Jesus Encontra Sua Mãe
=============================
"a todos vós que passais pelo caminho. Atendei, e vede, se há dor como a minha dor?" (Lamentações 1:12).
"A multidão se espremia entre as paredes das casas, das estreitas ruas, pois queriam avidamente presenciar os lances que aconteciam. ELE cansado, fez uma pausa. Seu Corpo estava coberto de chagas que sangravam. Da cabeça, furada pelos espinhos da ignóbil coroa desciam veios de sangue pelo rosto, cobrindo os olhos e turvando a visão. Ao erguer a face, depara com o olhar triste e amargurado de Maria, Sua MÃE, impressionada com a intensidade da maldade do mundo. Ao presenciar todo aquele sofrimento, aquela terrível e brutal tortura que seu querido Filho enfrentava, sentiu uma pungente dor transpassar o seu coração."ASC


Capela dos Desmaios


O local da capela, coincide com o da antiga capela conhecida como "Capela do Desmaios" mencionada por antigos peregrinos. O evento do encontro de Jesus com sua mãe não é narrado nos evangelhos, mas sai da tradição piedosa. O Oratório é marcado por uma escultura também do artista polonês Thaddeus Zielinsky, acima do pórtico. Este local também pertence ao Patriarcado Católico Armênio.

NOTA: Ambas estações (3 e 4) não são relacionadas nos Evangelhos

Quinta Estação - Simão, o Cirineu, é Forçado a Carregar a Cruz
=============================
"E constrangeram um certo Simão, cirineu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz ." (Marcos 15:21)
"ELE estava debilitado pela noite mal dormida e sem alimentação, além dos maus tratos e flagelos que recebeu no pretório. Parecia que dificilmente chegaria ao local da crucificação no Gólgota, que significa lugar da Caveira ou Calvário. Em sentido contrário vinha Simão, o Cirineu, que voltava do campo para a sua casa. Obrigaram-no a carregar a Cruz de JESUS."ASC

Uma velha pedra, localizada no lado direito, tem uma cavidade que se diz ser a impressão da mão de Jesus

Esta estação está situada no cruzamento da Via dolorosa Rodovia El-WAD. Uma pequena igreja franciscana está localizada nesta estação, dedicada a Simão o Cirineu, que ajudou Jesus a carregar a cruz. Este fato é baseado em Lucas 23, 26: "E, como o conduzissem, constrangendo um cireneu, chamado Simão, que vinha do campo, puseram-lhe a cruz sobre os ombros, para que a levasse após Jesus."

Sexta Estação - Verônica Exuga a Face de Jesus

"E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Lucas 23:27 ". "A esta altura do percurso, por terem ultrapassado o portão do muro que fechava a cidade, grande parte do povo que já conhecia aquelas cenas, perderam o interesse e debandaram. Uma mulher aproximou-se e enxugou o rosto ensangüentado do SENHOR."

Igreja da Santa Face

Uma pequena igreja, A Santa Face, identifica esta estação. Sobre uma velha pedra, tem uma inscrição com o nome da estação. O nome dela, Veronica, pode ter sido baseado na expressão latina "Vera" + "Icone", ou "imagem fiel" - o rosto de Jesus sobre o lenço da mulher. O local foi comprado pelos Católicos Gregos no final do século 19 e compreende uma igreja e uma cripta, que foi renovado por A. Barluzzi e artistas de "Arte Sacrè de Paris."
=============================
Sétima Estação - Jesus Cai Pela Segunda Vez
=============================
"Em toda a angústia deles Ele foi angustiado, e o anjo da sua presença os salvou" (Isaias 63:9)
"Mais um trecho caminhado de uma distância de aproximadamente 600 metros, que separava o Tribunal romano na Fortaleza Antonia do Calvário, local da crucifixão. O cansaço do SENHOR era muito grande. Os soldados sem qualquer sentimento de piedade, empurraram-NO para que caminhasse mais ligeiro. Uma ponta de pedra enviesada no caminho derrubou o SENHOR pela segunda vez" ASC

Esta capela franciscana marca a segunda queda de Jesus quando deixava a cidade através do portão. A tradição diz que o aviso de Sua morte foi notificado aqui. Daí o nome Portão do Julgamento. Esta é também uma estação comemorativa e construída sobre tradição da qual não é relatada nos Evangelhos. Chegando-se a partir da sexta Estação chega-se ao ponto onde Via Dolorosa cruz com o Mercado Árabe Khan es-Zeit, a barulhenta rua do Bazar, uma coluna indica o lugar onde Jesus caiu pela segunda vez.

Oitava Estação - Jesus Consola as Mulheres de Jerusalem
=============================
“Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos." (Lucas 23:28)
"A guarda romana zelosa no cumprimento de sua missão, não permitiu que o SENHOR parasse um pouco para descansar. Já estavam próximos ao Monte Calvário quando ELE observou mulheres ao lado do caminho que lamentavam os SEUS sofrimentos." ASC

Mosteiro Ortodoxo Grego St. Charalambos
Após o Mercado Árabe Khan es Zeit, a Via dolorosa avança para cima durante cerca de 20 metros. Uma pedra embutida na parede do Mosteiro de Santo Charalambos, ortodoxo-grego, tem uma cruz latina e uma inscrição grega "Jesus Cristo Conquistador". Está localizada perto da Igreja do Santo Sepulcro
=============================
Nona Estação - Jesus Cai Pela Terceira Vez
=============================
"agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu;." Salmo 40:8
"Todos nós temos capacidade para avaliar a grandeza dos problemas e dificuldades enfrentadas pelo SENHOR, lembrando sobretudo que o percurso era acidentado e excessivamente longo, para qualquer homem cansado pelas dores, em jejum e traumatizado por abomináveis e covardes flagelos. Então não é dificil admirar a imensidão do esforço feito por JESUS, para cumprir sua Missão Redentora até o fim!" ASC

Entrada para o Patriarcado Ortodoxo Grego ou

Mosteiro de St. Antonio e vista interna da Capela

Pátio da Basilica de Santo Sepulcro e Cúpula da Capela de Sta. Helena

Continuando a peregrinação, entra-se na Rodovia do Mercado e mantem-se na direção sul. Uma ruidosa e movimentada rua, por vezes, demasiada ocupada, para você refletir sobre os acontecimentos da Paixão do Senhor. Você passará entre lembranças penduradas, pequenas lojas que exibem todos os tipos de itens típicos de bazares do oriente. À direita há uma grande escada e uma estrada sinuosa que leva para a Nona Estação. No interior do convento abissínio existe uma coluna, logo à entrada, que indica o local onde o "Filho de Deus feito Homem" teve a terceira queda, uma lembrança de que agonizava ao ver o lugar de sua crucifixão. Este local que está situado atrás da abside da Igreja do Santo Sepulcro e nas imediações encontra-se também o telhado da Basílica do Santo Sepulcro.
O local da terceira queda de Jesus perto do Calvário foi originalmente localizado no pátio do Santo Sepulcro, e foi marcado por uma pedra com uma cruz gravada nela. A interrupção da Via Dolorosa no século 16º parece ter apagado da memória o local original. Mais tarde, a sede atual foi designada como a Nona Estação, nas imediações da Igreja de Santo António.
Do terração da Nona Estação vê-se em evidência a cúpula da Capela subterrânea de Santa Helena e que abrange parte da área do Constantinian Martyrium. No século 12 os cânones do Santo Sepulcro tiveram seu claustro a este local e hoje é a permanência dos Monges etíopes.

A partir daqui, as próximas 5 Estações ocorrem dentro da Igreja do Santo Sepulcro. Abaixo, encontram-se 2 fotos aéreas indicando a localização da Igreja do Santo Sepulcro.


Décima Estação - Jesus é Despojado de Suas Vestes
=============================
"Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas" (Isaias 1:6)
"Chegando ao Gólgota, os soldados O empurraram contra o solo e tiraram as Suas roupas, rasgando a veste íntima em quatro partes e depois, lançaram sorte sobre a túnica, que era inteiriça, para ver quem ficaria com ela." ASC

Porta da Entrada principal da Basílica do Santo Sepulcro

Interior da Capela

Esta estação está situada na fachada da entrada da Igreja do Santo Sepulcro, numa capela franciscana. Ela é vista na foto acima do lado direito no final da escadaria externa que leva à pequena capela. Na mesma estação Jesus foi despojado de suas vestes, como descrito em Marcos 15,24: "Então, o crucificaram e repartiram entre si as vestes dele, lançando-lhes sorte, para ver o que levaria cada um."
=============================
Décima Primeira Estação - Jesus é Pregado na Cruz
=============================
"Eles têm perfuradas Minhas mãos e Meus pés. Têm numerado todos os meus ossos.“ Salmo 22 e "Ele veio para o Local do Calvário (em hebraico, "Gólgota"), onde foi crucificado". João 19:17
"Simão, o Cirineu, deixou a Cruz próximo a JESUS enquanto os soldados romanos crucificavam os dois ladrões. Depois vieram até ELE. Deitaram-NO sobre o madeiro e com violência pregaram a mão direita, enfiando um cravo de ferro que penetrando em sua carne rasgou o tecido, atravessou o pulso e se fixou na Cruz, enquanto o sangue jorrou pelo rompimento das veias e vasos sanguíneos dilacerados pela brusca penetração. Do mesmo modo, com força e brutalidade, pregaram a mão esquerda e também ambos os pés, um sobre o outro, o pé esquerdo encima do direito, atravessados com um único cravo. Agora ELE estava definitivamente pregado à Cruz." ASC
Capela da Crucifixão

A escadaria à direita apenas conduz à entrada no interior do Calvário (ou Gólgota), o lugar onde Jesus foi crucificado. A primeira capela é a católica (dos franciscanos). Ela apresenta um mosaico do século 12 onde mostra Jesus sendo pregado à cruz e foi restaurada por A. Barluzzi em 1937 e foi um presente de Ferdinand I de Medici (Florença - Itália). Alega-se de ser o trabalho do Domenico Portigiani Dominicana (1588) e foi originalmente concebido para a Pedra da Unção O painel do altar representa cenas da Paixão.
=============================
Décima Segunda Estação - Jesus Morre na Cruz
=============================
"Jesus exclamou: Eli, Eli, lama sabachtani?" Isto é, "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" Uma vez mais, proferindo um alto grito, Jesus deu-se o Seu Espírito. " (Mateus 27:50)
"A respiração do SENHOR estava ofegante... Com dificuldade conseguia firmar os pés apoiando-os no cravo de ferro que os prendiam, para elevar o Corpo e poder respirar. Sofre o REDENTOR por causa de nossos muitos pecados e morre na Cruz! Nuvens pesadas envolveram o firmamento e a terra cobriu-se de trevas, acontecendo fortes tremores, fendendo-se as rochas, abrindo muitos túmulos dos quais ressuscitaram corpos de justos, ao mesmo tempo em que o véu do Templo judeu rasgou-se ao meio, de cima a baixo, sem qualquer intervenção humana. O SENHOR entregava o seu ESPÍRITO ao PAI ETERNO." ASC


O altar da crucifixão.


Este altar grego ornamentado em estilo oriental, ergue sobre a Rocha do Calvário. É sobre o local onde as cruzes de Jesus e os dois ladrões foram erigidos. A rocha abaixo tem uma grande rachadura causada por um terremoto no dia em que Jesus morreu.
A tradição indica que a cruz de Cristo foi erigida aqui na parte oriental da nave à esquerda. Um disco de prata com um furo central sob o altar ortodoxo grego, marca o local onde se situava a Cruz. O local da crucifixão foi fixado desde o que Constantino neste local ergueu uma cruz de madeira substituída em 417 pelo Imperador Teodósio II com outra cruz feita de ouro e pedras preciosas.
=============================
Décima Terceira Estação - Jesus é descido da Cruz
=============================
José de Arimatéia, um membro do conselho e discípulo de Jesus, foi até a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. “e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado “ Lucas 23:53

"Como entardecia e não tinham notícias dos crucificados, os homens do Sinédrio que tramaram a morte do SENHOR, mandaram mensageiros pedir autorização a Pilatos para quebrar as pernas dos crucificados, a fim de acelerar a morte. Apesar de bárbaro, era um costume utilizado para apressar a morte dos condenados. A patrulha pretoriana chegou ao Gólgota e quebrou as pernas dos dois ladrões. Vendo que JESUS estava morto, não LHE quebraram as pernas, mas para verificar, um dos centuriões cravou a lança com força no lado direito do SENHOR, penetrando entre a quinta e a sexta costela, atingindo o Coração. No mesmo instante saiu sangue e água." ASC



Descendo do Calvário, a caminho do Santo Sepulcro, em frente à entrada principal da Igreja, reside o que se tornou conhecida como a Pedra da Unção. Em Jerusalém a cena de tirá-LO da cruz está ligada à da pedra da unção, e localizado a oeste do Calvário, no local onde, antes os Cruzados, defendeu ser a Capela de Santa Maria. O local da Unção foi venerado desde o final do século 13. A pedra cobre a rocha sobre a qual o corpo de Jesus teria descansado. Antigamente os peregrinos descreveram como sendo uma pedra preta, verde ou branca. Hoje ela é constituída por um bloco vermelho polido.

Décima Quarta Estação - Jesus é Depositado no Sepulcro
=============================
"E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha; e, rolando uma grande pedra para a entrada do sepulcro, se retirou “ Mateus 27:59 e 60
"José de Arimatéia, Nicodemos e alguns Apóstolos auxiliados por pessoas piedosas e as Santas Mulheres, de acordo com o costume judeu, prepararam o Corpo do SENHOR ungindo-O com um mistura de aloés e mirra, e O envolveram com um lençol de linho. Respeitosamente em procissão conduziram JESUS para uma sepultura próxima, de propriedade de Arimatéia . Deitaram o Corpo do SENHOR numa saliência na rocha em forma de cama e fecharam a entrada com uma grande pedra." ASC



A edicula do Santo Sepulcro de onde Jesus ressuscitou dentre os mortos. "Ele disse-lhes:" Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas." (Lucas 24:46-48).

Fontes:

http://www.horaisraelita.org.br/ = Hora Israelita


Nenhum comentário: