quarta-feira, 16 de julho de 2008

15-01-2008 - Jerusalém - Monte das Oliveiras

Depois de um bom tempo no Monte Scopus, ouvindo a história pelos guias, saimos, a pé, em direção ao Monte das Oliveiras, à direita de onde estávamos. Descemos a ladeira e nossa primeira parada foi visitar a igreja de Dominus Flevit, mas antes saiba algo deste monte:

O Monte das Oliveiras é composto por 3 picos, é conhecido pelos seus olivais em suas ladeiras e está associado à tradição judaica e cristã.


Vista Geral do Monte das Oliveiras
Ao pé da montanha está localizado o Jardim do Getsêmani. De acordo com o Livro de Zacarias, os mortos serão ressuscitados, sobre o Monte das Oliveiras, no dia do Messias. Por esta razão, os judeus têm procurado ser enterrados ali. Dos tempos bíblicos até hoje, a montanha tem sido usada como um cemitério judaico. Há um valor estimado de 150.000 sepulturas sobre o Monte, incluindo túmulos atribuídos a Zechariah e Absalão. Importantes rabinos estão enterrados ali, entre eles Isaac Abraham Kook, o primeiro Rabino Ashkenazita. O Primeiro-ministro israelense Menachem Begin está enterrado também sobre o Monte das Oliveiras. Quando o Monte das Oliveiras era controlada pela Jordânia entre 1948 a guerra israel-árabe e 1967, lápides do cemitério foram utilizados para construir estradas e latrinas para o exército, o Rei Hussein permitiu a construção do Hotel Intercontinental mp alto do Monte das Oliveiras, juntamente com uma estrada que atravessa o cemitério judaico, que destruiu centenas de sepulturas, algumas a partir do período do Primeiro Templo. Cerca de 50.000 sepulturas judaicas, de um total de 70.000 foram destruídas ou danificadas durante os 19 anos do regime jordaniano. Após a Guerra dos Seis Dias, começou a restauração, e o cemitério foi re-aberto para enterros.





Vista do Monte, ao longe se avista a Igreja Dominus Flevit e a cúpula da Igreja Russa de Maria Madalena


Abaixo está a ladeira lateral ao cemitério, em direção ao Jardim do Getsêmani e outros locais históricos.






O Túmulo de Absalão é um grande monumento no alto do vale do Sidron, sobre o sopé do Monte das Oliveiras, e de frente para o Monte do Templo.





O Túmulo de Zacarias é um grande monumento no alto do vale do Sidron , o Vale de Josafá, sobre o sopé do Monte das Oliveiras, e de frente para o Monte do Templo. Trata-se de um corte na rocha e é inteiramente constituído por rocha.




Abaixo, mais alguns locais importantes para o cristianismo que estão neste monte, a Igeja de Todas as Nações, o Jardim do Getsêmani, a Igreja de Maria Madalena, Igreja de Dominus Flevit e a Tumba de Maria.


Igreja Dominus Flevit


Igreja Russa de Maria Madalena



Jardim do Getsêmani


Igreja de Todas as Nações


No final da ladeira, depois que visitamos o Getsemani e a Igreja de Todas as Nações, voltamos para tomar o ônibus para a próxima visitação e vi algo que não resisti e fotografei. Não sei se le é turista ou morador local, mas é curioso.




Amplie a foto e veja o tamanho do cabelo daquele jovem de costa

Nenhum comentário: