sexta-feira, 11 de julho de 2008

13-01-2008 - Safed

Aninhada entre as montanhas da Galiléia, é uma pequena cidade situada no Norte de Israel, 900 metros (3200 pés) acima do nível do mar nas montanhas da Alta Galiléia, ela comanda magníficas vistas ao leste está Golã, ao norte o Mt.Hermon e o Líbano, a Oeste Mt. Meron e os Amud Valley, e ao sul Tiberíades e Kinneret (Mar da Galiléia). Trata-se de um centro turístico, de filosofia e de misticismo judaico, com um quarteirão de artistas e várias sinagogas do século 17 na Cidade Velha. No século XVI, Safed era o mais importante centro de criatividade e de estudos judaicos - ponto de encontro de rabinos, eruditos e místicos que estabeleceram leis e preceitos religiosos, muitos dos quais seguidos até hoje pelos judeus observantes.



Afastada dos principais centros turísticos de Israel, Jerusalém e Tel Aviv, é relativamente pouco conhecida pelos turistas que visitam o país, a cidade de Safed tem uma importância histórica fundamental tanto como centro intelectual e religioso do judaísmo, quanto como sede judaica pré-sionista em Eretz Israel. Junto com Jerusalém, Hebron e Tibérias, Safed é uma das quatro cidades sagradas de Israel.

Por um longo tempo Safed tem sido bem mantida em segredo, até mesmo para a maior parte dos israelitas. No entanto, de acordo com os grandes místicos do passado, Safed desempenha um papel importante na redenção final. O Meam Loez, em nome de Rabbi Shimon bar Yochai, diz que o Messias virá de Safed em seu caminho de Jerusalém. O Ari HaKodesh disse que até o Terceiro Templo seja construído, o Shechinah (Deus manifesto da Presença) pertence a Safed.





É a cidade principal da Alta Galiléia, tem por volta de 17 mil habitantes; sua economia é baseada principalmente no turismo e lazer. Na Cidade Velha o pitoresco bairro dos artistas, onde residem, trabalham e expõem numerosos pintores e escultores, é uma grande atração turística com suas galerias e exibições. O velho bairro judeu constituído por vielas estreitas revela galerias de artistas, casas particulares e pequenas hospedarias.
Nesta parte histórica da cidade existe uma pequena loja de de velas feitas a mão onde você pode comprá-las. Safed também é conhecida por suas colônias de artistas. Muitos artistas vivem no antigo bairro árabe e têm seus próprios estúdios, onde eles trabalham e expoem suas pinturas, inspiradas na Torah e no misticismo judaico.



Passar um Shabat na cidade é uma experiência inesquecível. Na sexta-feira há muita animação e movimento nas ruas, as pessoas estão apressadas, o transito de ônibus e carros e o barulho são intensos e por todo lado há gente comprando flores, frutas e presentes para seus familiares. Com o aproximar-se do Shabat, o silêncio e a paz descem sobre as ruas e sente-se no ar a chegada do dia de repouso. De repente, o silêncio é rompido e volta a haver movimento nas ruas. As pessoas agora não estão mais apressadas. A passos majestosos se dirigem às sinagogas. Desfila uma multidão variada e heterogênea: chassidim vestindo chapéus de pele e mantos pretos de seda, sabras usando camisas com o colarinho aberto, pais de família conduzindo seus filhos pela mão, turistas provenientes de vários países. Todos se cumprimentam com um caloroso e cordial Shabat Shalom e seus rostos irradiam alegria.

Nenhum comentário: