Afastada dos principais centros turísticos de Israel, Jerusalém e Tel Aviv, é relativamente pouco conhecida pelos turistas que visitam o país, a cidade de Safed tem uma importância histórica fundamental tanto como centro intelectual e religioso do judaísmo, quanto como sede judaica pré-sionista em Eretz Israel. Junto com Jerusalém, Hebron e Tibérias, Safed é uma das quatro cidades sagradas de Israel.
Por um longo tempo Safed tem sido bem mantida em segredo, até mesmo para a maior parte dos israelitas. No entanto, de acordo com os grandes místicos do passado, Safed desempenha um papel importante na redenção final. O Meam Loez, em nome de Rabbi Shimon bar Yochai, diz que o Messias virá de Safed em seu caminho de Jerusalém. O Ari HaKodesh disse que até o Terceiro Templo seja construído, o Shechinah (Deus manifesto da Presença) pertence a Safed.
É a cidade principal da Alta Galiléia, tem por volta de 17 mil habitantes; sua economia é baseada principalmente no turismo e lazer. Na Cidade Velha o pitoresco bairro dos artistas, onde residem, trabalham e expõem numerosos pintores e escultores, é uma grande atração turística com suas galerias e exibições. O velho bairro judeu constituído por vielas estreitas revela galerias de artistas, casas particulares e pequenas hospedarias.
Passar um Shabat na cidade é uma experiência inesquecível. Na sexta-feira há muita animação e movimento nas ruas, as pessoas estão apressadas, o transito de ônibus e carros e o barulho são intensos e por todo lado há gente comprando flores, frutas e presentes para seus familiares. Com o aproximar-se do Shabat, o silêncio e a paz descem sobre as ruas e sente-se no ar a chegada do dia de repouso. De repente, o silêncio é rompido e volta a haver movimento nas ruas. As pessoas agora não estão mais apressadas. A passos majestosos se dirigem às sinagogas. Desfila uma multidão variada e heterogênea: chassidim vestindo chapéus de pele e mantos pretos de seda, sabras usando camisas com o colarinho aberto, pais de família conduzindo seus filhos pela mão, turistas provenientes de vários países. Todos se cumprimentam com um caloroso e cordial Shabat Shalom e seus rostos irradiam alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário