terça-feira, 8 de julho de 2008

13-01-2008 - Região da Galileia do Kibutz Nof Gnossar ao Barco Romano do Mar da Galiléia










Este é o nosso segundo dia, e como você pode ver, estou muito mal instalada neste Hotel-Kibutz.
Enquanto estivemos aqui na região do Mar da Galileia, visitando os locais bem conhecidos das passagens bíblicas do Novo Testamento, ficamos hospedados neste Kibutz (Hotel)

Estamos muito próximo do Mar da Galileia, vamos caminhando até um ancoradouro para dar um passeio de barco no mar ou lago, mas antes vamos visitar o museu Yigal Allon Center que abriga e conta a história do antigo barco da Galiléia, da época de Cristo.

Vamos começar conhecendo a história de como este barco romado da época de Cristo foi encontrado.

No inverno de 1986, após vários anos de seca, o nível da água do Mar da Galiléia baixara em vários metros e a linha costeira havia recuado consideravelmente. Dois jovens, caminhando ao longo da praia ao sul do kibutz onde viviam - Gnossar, situado na margem ocidental do lago - perceberam os contornos de um barco na lama.

Especialistas foram chamados para examinar a descoberta e concluíram tratar-se dos remanescentes de um barco antigo. Decidiu-se, então, escavar o local imediatamente, antes que o nível da água subisse.




Foi necessário o uso de técnicas modernas e sofisticadas para erguer e transportar o barco. Em primeiro lugar, foi construído um maciço dique em volta do local, a fim de impedir que o lago o inundasse, ao mesmo tempo que usavam-se bombas para afastar as águas subterrâneas. Era preciso manter a madeira molhada enquanto a lama era removida do casco, que foi então reforçado com fibras de vidro e preenchido com poliuretano.

Foram cavados túneis sob o barco e seus lados foram reforçados. Quando os remanescentes extremamente frágeis do barco estavam seguramente empacotados, bombearam água para dentro da enorme cova que fora criada durante a escavação, e o barco foi empurrado flutuando até a praia. Ele foi colocado num tanque de conservação especialmente construído no Museu Ygal Allon do kibutz Gnossar, onde o invólucro de poliuretano foi removido, sendo o barco novamente submerso em água. Num processo que levou vários anos, a madeira foi revestida de cera sintética, a fim de lhe dar força estrutural suficiente para ser exposta fora do tanque.





Quando o barco foi encontrado estava perpendicular à praia, com a popa voltada para o lago; apenas a parte inferior da popa arredondada foi preservada. O barco tem 8,2 m de comprimento, 2,3 m de largura e 1,2 m de profundidade. Foi construído segundo o conhecido modelo de "casca primeiro", com malhete e junta de espiga, encaixes de pranchas de cedro e molduras de carvalho.
Boa parte da madeira já fora usada, tendo sido removida de barcos mais velhos e obsoletos. Outros fragmentos de madeira foram descobertos nas proximidades, o que prova que o local onde o barco foi encontrado era um estaleiro. A embarcação tinha tamanho suficiente para transportar 15 passageiros, inclusive uma tripulação de cinco pessoas. Embora tenha sido aparentemente usado para a pesca, talvez tenha servido também para o transporte de gente e mercadorias.



Pelas técnicas de construção e os dois vasos de cerâmica encontrados nas proximidades, os arqueólogos consideram que o barco era do período romano. Testes de carbono-14 confirmaram que o barco foi construído entre 100 a.E.C. e 70 E.C..
As poucas informações que possuímos a respeito de barcos no Mar da Galiléia durante a época dos romanos são provenientes de fontes escritas, como Flávio Josefo e o Novo Testamento, ou de pisos de mosaico com desenhos de barcos.
A descoberta deste barco milenar do Mar da Galiléia despertou, por isso, atenção mundial
O barco foi escavado por S. Wachsmann e K. Raveh em nome da Autarquia de Antigüidades de Israel. O. Cohen foi o conservador da equipe.

Nosso primeiro passeio, após visitar o Museu do Barco, foi um passeio de barco pelo lado oeste do Mar da Galiléia, porque do outro lado já é a Syria, onde se avista as Colinas de Golã.


Deste lado de cá (oeste), vamos conhecer alguns lugares onde Jesus andou, curando e pregando, cidades como Cafarnaum, Betsaida, Magdala, Tiberíades etc.



Fonte:
Israel Ministry of Foreign Affairs –
www.mfa.gov.il/MFA
BibleWalks:
www.biblewalks.com

Nenhum comentário: